segunda-feira, 11 de março de 2013

Auguste e Louis Lumière - Os Pais do Cinema Primitivo




Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon19 de outubro de 1862 — Lyon,10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 —Bandol6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo(cinématographe), sendo freqüentemente referidos como os pais do cinema.
O cinematógrafo

Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.
cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído, mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tivera perdido a patente, de novo registrada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.
São considerados os inventores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este é visto como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à atividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casou-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.
Divulgação do cinematógrafo

A primeira projeção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França. Contudo, a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.
Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando BombaimLondres e Nova Iorque. As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de actualidades, Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L'Arroseur arrosé (O "Regador" Regado).
Outros inventos
Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida, o autocromo (‘’autochrome’’), a placa fotográfica seca, em 1896, a fotografia em relevo (1920), o cinema em relevo (1935), a chamada ‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite que uma bobine de filme desfile por intermitência.
Afinidades políticas

Louis assumiu claramente a sua ideologia política mostrando ser um admirador de Benito Mussolini, a quem enviou a 22 de Março de1935, uma fotografia sua com uma dedicatória em que referia «a expressão da minha mais profunda admiração».
Num catálogo do Grupo de Universitários Fascistas, invoca a França e a Itália exaltando a «amizade que une ambos os nossos países e que uma comunidade de origem não pode deixar de projetar no futuro».
No que toca o estado das coisas no seu país, declara o seguinte, no Petit Comtois, a 15 de Novembro de 1940: «Seria um grave erro recusar o regime de colaboração de que falou o Marechal Pétain nas suas admiráveis mensagens. Auguste Lumière, o meu irmão, nas páginas em que exalta o prestígio incomparável, a coragem indomável, o ardor juvenil do Marechal Pétain e o seu sentido das realidades que devem salvar a pátria, escreveu: "Para que a era tão desejada de concórdia européia sobrevenha, é evidentemente preciso que as condições impostas pelo vencedor não deixem nenhum fermento de hostilidade irredutível contra si. Mas ninguém poderá alcançar esse objetivo melhor que o nosso admirável Chefe de Estado, auxiliado por Pierre Laval, que tantas provas nos deram já da sua clarividência, da sua habilidade e da sua devoção aos verdadeiros interesses do país". Vejo as coisas da mesma maneira. “Faço minha esta declaração, inteiramente».
1. La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon (le Premier Film) (1895) 46 secondes
2. La Voltige (1895) 46 secondes
3. La Pêche aux poissons rouges (1895) 42 secondes
4. Le Débarquement du Congrès de Photographie à Lyon (1895) 48 secondes
5. Les Forgerons (1895) 49 secondes
6. Le Jardinier (l'Arroseur arrosé) (1895) 49 secondes
7. Le Repas (de bébé) (1895) 41 secondes
8. Le Saut à la couverture (1895) 41 secondes
9. La Place des Cordeliers à Lyon (1895) 44 secondes
10. La Mer (Baignade en mer) (1895) 38 secondes

L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat


L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat ou L'Arrivée d'un train à La Ciotat (pt:Chegada de um comboio / br: A chegada do trem na estação) é um filme francêsde 1895, gravado por Louis Lumière e por Auguste Lumière. Foi um dos primeiros filmes a serem apresentados publicamente pelos irmãos Lumière, na cave doBoulevard des Capucines em Paris, em 28 de dezembro do mesmo ano. No dia 6 de janeiro de 1896, foi exibido Salão Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a história como a primeira exibição pública comercial de um filme. O bilhete custou 1 franco.
O filme, que tem apenas a duração de 50 segundos, consta apenas de um plano em perspectiva diagonal a partir da estação de La Ciotat, com alguns passageiros à espera na estação. Vemos um carregador a avançar em direção à câmara. O comboio proveniente de Marselha aparece ao fundo e pára no lado direito do ecrã. Os passageiros descem de uma carruagem, entre os quais se vê uma senhora com um mantelete. Os próximos passageiros preparam-se para partir e vê-se um homem transportando um barril.
Este "argumento" mínimo, quase um postal em movimento, teria criado pânico entre os espectadores que não estavam ainda preparados para a surpresa da ilusão cinematográfica. Durante a sua primeira exibição pública, os espectadores começaram a gritar e a fugir em direção ao fundo da sala quando viram o comboio a vir na sua direção, como se o mesmo fosse saltar do ecrã.
O filme, apesar de tecnicamente incipiente se comparado com a sofisticação que o cinema viria a ter nos anos subsequentes  alia ainda assim um conjunto de características que o tornam uma pequena obra de arte. Pode ser considerado o primeiro plano-sequência da história do cinema, com diversas ações a sucederem-se num único plano, o seu aspecto quase jornalístico e espontâneo (as pessoas filmadas muito dificilmente saberiam que a sua imagem estava a ser gravada para a posteridade, tirando, talvez, alguns elementos da família Lumière), bem como o fato de a chegada ser filmada em perspectiva, englobando os vários aspectos da ação a narrar, torna-o um objeto de um realismo profundo, se o virmos no contexto em que apareceu.

Galeria de Imagens





Galeria de Videos


La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon 

. La Voltige (1895)


 La Pêche aux poissons rouges (1895) 

Le Débarquement du Congrès de Photographie à Lyon (1895) 

 Les Forgerons (1895) 

Le Jardinier (l'Arroseur arrosé) 

Le Repas (de bébé) (1895) 

Le Saut à la couverture (1895) 

La Place des Cordeliers à Lyon (1895) 

La Mer (Baignade en mer) (1895) 

"O cinema não tem futuro comercial." (Auguste Lumière)

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