Auguste Marie Louis
Nicholas Lumière (Besançon, 19 de
outubro de 1862 — Lyon,10 de abril de 1954) e Louis Jean
Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 —Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos
Lumière, foram os inventores do cinematógrafo(cinématographe),
sendo freqüentemente referidos como os pais do cinema.
O cinematógrafo
Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e
fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine
Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine
reformou-se em 1892,
deixando a fábrica entregue aos filhos.
O cinematógrafo era
uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído,
mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tivera perdido a
patente, de novo registrada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.
São considerados os inventores da Sétima Arte junto
com Georges Méliès, também francês, este é visto como o
pai do cinema de
ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência
da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à atividade cinematográfica
produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do
invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento
científico sem futuro comercial. Casou-se com duas irmãs e moravam todos na
mesma mansão.
Divulgação do cinematógrafo
A primeira projeção pública de apresentação do invento
ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden,
que ainda existe, situado em La Ciotat,
no sudeste da França. Contudo, a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com
boa publicidade e entradas pagas, teve lugar em Paris, no Grand Café,
situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A
sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à
Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e
interessou-se logo pela exploração do aparelho.
Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo,
em 1896,
visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque.
As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da
época: L'Arrivée d'un train en gare de
la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), filmes de
actualidades, Le Déjeuner de Bébé (O
Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L'Arroseur arrosé (O
"Regador" Regado).
Outros inventos
Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo
de fotografia colorida, o autocromo (‘’autochrome’’), a placa fotográfica seca,
em 1896, a fotografia em relevo (1920), o cinema em relevo (1935), a chamada
‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite que uma bobine de filme desfile por
intermitência.
Afinidades políticas
Louis assumiu claramente a sua ideologia política mostrando
ser um admirador de Benito Mussolini, a quem enviou a 22 de Março de1935, uma fotografia
sua com uma dedicatória em que referia «a expressão da minha mais profunda
admiração».
Num catálogo do Grupo de Universitários Fascistas,
invoca a França e a Itália exaltando a «amizade que une ambos os nossos países
e que uma comunidade de origem não pode deixar de projetar no futuro».
No que toca o estado das coisas no seu país, declara o
seguinte, no Petit Comtois, a 15 de Novembro de 1940: «Seria um grave
erro recusar o regime de colaboração de que falou o Marechal
Pétain nas suas admiráveis mensagens. Auguste Lumière, o meu irmão,
nas páginas em que exalta o prestígio incomparável, a coragem indomável, o
ardor juvenil do Marechal Pétain e o seu sentido das realidades que devem
salvar a pátria, escreveu: "Para que a era tão desejada de concórdia européia
sobrevenha, é evidentemente preciso que as condições impostas pelo vencedor não
deixem nenhum fermento de hostilidade irredutível contra si. Mas ninguém poderá
alcançar esse objetivo melhor que o nosso admirável Chefe de Estado, auxiliado
por Pierre Laval, que tantas provas nos deram já da sua
clarividência, da sua habilidade e da sua devoção aos verdadeiros interesses do
país". Vejo as coisas da mesma maneira. “Faço minha esta declaração,
inteiramente».
1. La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon (le Premier Film)
(1895) 46 secondes
2. La Voltige (1895) 46 secondes
3. La Pêche aux poissons rouges (1895) 42 secondes
4. Le Débarquement du Congrès de Photographie à Lyon (1895)
48 secondes
5. Les Forgerons (1895) 49 secondes
6. Le Jardinier (l'Arroseur arrosé) (1895) 49 secondes
7. Le Repas (de bébé) (1895) 41 secondes
8. Le Saut à la couverture (1895) 41 secondes
9. La Place des Cordeliers à Lyon (1895) 44 secondes
10. La Mer (Baignade en mer) (1895) 38 secondes
L'Arrivée d'un
train en gare de La Ciotat ou L'Arrivée d'un train à La Ciotat (pt:Chegada
de um comboio / br: A chegada do trem na estação) é um filme francêsde 1895, gravado por Louis Lumière e
por Auguste Lumière. Foi um dos primeiros filmes a
serem apresentados publicamente pelos irmãos Lumière, na cave doBoulevard des
Capucines em Paris, em 28 de dezembro do
mesmo ano. No dia 6 de janeiro de 1896, foi exibido Salão
Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a
história como a primeira exibição pública comercial de um filme. O bilhete
custou 1 franco.
O filme, que tem
apenas a duração de 50 segundos, consta apenas de um plano em
perspectiva diagonal a partir da estação de La Ciotat,
com alguns passageiros à espera na estação. Vemos um carregador a avançar em direção
à câmara.
O comboio proveniente
de Marselha aparece
ao fundo e pára no lado direito do ecrã. Os passageiros descem de uma
carruagem, entre os quais se vê uma senhora com um mantelete. Os próximos
passageiros preparam-se para partir e vê-se um homem transportando um barril.
Este
"argumento" mínimo, quase um postal em movimento, teria criado pânico
entre os espectadores que não estavam ainda preparados para a surpresa da
ilusão cinematográfica. Durante a sua primeira exibição pública, os
espectadores começaram a gritar e a fugir em direção ao fundo da sala quando
viram o comboio a vir na sua direção, como se o mesmo fosse saltar do ecrã.
O filme, apesar
de tecnicamente incipiente se comparado com a sofisticação que o cinema viria a
ter nos anos subsequentes alia ainda assim um conjunto de características que
o tornam uma pequena obra de arte. Pode ser considerado o primeiro
plano-sequência da história do cinema, com diversas ações a
sucederem-se num único plano, o seu aspecto quase jornalístico e espontâneo (as
pessoas filmadas muito dificilmente saberiam que a sua imagem estava a ser
gravada para a posteridade, tirando, talvez, alguns elementos da família
Lumière), bem como o fato de a chegada ser filmada em perspectiva,
englobando os vários aspectos da ação a narrar, torna-o um objeto de um realismo profundo,
se o virmos no contexto em que apareceu.
Galeria de Imagens
Galeria de Videos
La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon
. La Voltige (1895)
La Pêche aux poissons rouges (1895)
Le Débarquement du Congrès de Photographie à Lyon (1895)
Les Forgerons (1895)
Le Jardinier (l'Arroseur arrosé)
Le Repas (de bébé) (1895)
Le Saut à la couverture (1895)
La Place des Cordeliers à Lyon (1895)
La Mer (Baignade en mer) (1895)
"O cinema não tem futuro comercial." (Auguste Lumière)
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